Gerim | Você sabe o que é “Compliance”​?
16691
post-template-default,single,single-post,postid-16691,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,transparent_content,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive
 

Você sabe o que é “Compliance”​?

Você sabe o que é “Compliance”​?

Compliance não tem só a ver com corrupção como muitos pensam. Estar em “compliance” é estar consciente da importância de agir de forma ética, responsável, de acordo com as normas estabelecidas como necessárias para relacionamentos saudáveis e promissores.

Podemos até falarmos do “compliance pessoal”, que é o “agir de forma correta, honesta, ética, responsável, respeitando o direito do próximo e conscientes de que somos seres com direitos e obrigações”.

O termo “compliance” vem do verbo inglês “to comply”, que significa agir de acordo com a lei, com as normas internas de uma instituição, de portar-se de maneira ética e responsável no ambiente no qual estou inserido.

No mundo empresarial, ter um “programa de compliance” significa ter segurança nas transações, obter respeito e confiabilidade para a marca e para os produtos e sobretudo uma importante ferramenta para o sucesso dos negócios e felicidade dos empregados.

Um programa de compliance efetivo (que não seja apenas um protocolo para “inglês ver”) envolve “conscientização”, “comprometimento”, “aderência prática”, mas também detalhada “gestão de riscos”, eficiente “canal de denúncias” e medidas constantes de mitigação de vulnerabilidades e aprimoramentos do programa em si.

Em suma, agir em conformidade é sobretudo agir com a inteligência.